tem alguém no meu espelho e não sou eu
ZSenne art lab, Bruxelas, 2023
Exposição tem alguém no meu espelho e não sou eu, de Clara de Cápua. ZSenne art lab, Bruxelas, Bélgica, 2023.
Ao fatiar, desmembrar e/ou entrelaçar imagens fotográficas, Clara de Cápua produz composições indefinidas, porque nas lacunas, podemos supor imagens, podemos adicionar o nosso próprio repertório a um hipotético espaço vazio, mas que sobre a parede da galeria, não é um espaço vazado, mas sim um espaço branco a ser preenchido com o nosso imaginário particular.
E tal exercício de preenchimento de um espaço em branco com memórias e imaginações é estudado sobre uma sucessão de papeis na série “tem alguém no meu espelho e não sou eu”, a qual dá título à exposição. Tais desenhos são materializações de recordações da artista sobre a sua própria feição, sem o auxílio de um espelho ou um retrato durante o processo, originando assim rostos fantasmagóricos que, de uma só vez, assemelham-se e se discernem, aproximando-se e distanciando-se da imagem da artista em composições indubitavelmente mórbidas.
Em geral, as criações elaboradas sublinham um exercício de indefinição, porque podemos, de um lado, imaginar o desaparecimento de corpos, mas de outro, também podemos fantasiar o inverso ao projetarmos espectros infinitos sobre cada brecha. E entre as lacunas geradas por recortes e os traçados produzidos pelo grafite, Clara usa a estranheza como uma potente estratégia, tendo evidente consciência - ainda que os caminhos apontados sejam desconhecidos - de que a estranheza pode nutrir o imaginário político e diversificar modos de ação. E tal estranheza pode acionar zonas de desconforto, pode trazer à tona problemas profundamente arraigados que precisam e devem ser expostos e debatidos: questões de gênero, classe e questões geracionais.
Essa exposição não traz necessariamente uma pretensa afirmação de algo que faz ou não faz sentido, porque ela confirma o próprio fazer do sentido, ou seja, do sentido como um fazer.
Tales Frey
Curador
-
elas (série: em processo), 2023. Intervenção sobre reprodução fotográfica.
-
as mesmas, as outras, 2023. Vídeo.
-
retratos cegos (série), 2023. Nanquim sobre papel.
-
as mesmas, as outras (série), 2023. Intervenção sobre reprodução fotográfica.
-
tem alguém no meu espelho e não sou eu (série), 2023. Carvão e grafite sobre papel.
-
tem alguém no meu espelho e não sou eu, 2023. Áudio.
Exposição tem alguém no meu espelho e não sou eu, de Clara de Cápua. ZSenne art lab, Bruxelas, Bélgica, 2023.
ficha técnica
Clara de Cápua: tem algúem no meu espelho e não sou eu
ZSenne arte lab, Bruxelas, Bélgica
25 de Novembro de 2023
Curadoria: Tales Frey
Agradecimentos: Andreia Morado, Flavio Rodrigo, Hans Eelens, Jorge Ordovas, Luc Emiel Rooman e Raquel de Morais Desirenhos.